segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estacionamento de caminhão é livre

Caminhão pode estacionar em qualquer lugar?

Desde que seja em área de estacionamento permitido, a princípio, sim.


A dúvida é de um colega de redação, incomodado com um caminhão que sempre fica estacionado na porta de sua casa, atrapalhando um pouco a visibilidade, já que a rua é estreita (e tirando sua vaga...).

Mas ele terá que se acostumar com a ideia.
Consulta feita ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não deixa dúvidas. Desde que a área seja de estacionamento permitido (e olha que nem estamos falando de carga e descarga...) e não haja nenhum tipo de sinalização proibindo, caminhões são veículos como outros quaisquer e podem, como tal, estacionar normalmente em áreas destinadas a estacionamento.
A exceção fica por conta dos locais onde o trânsito de veículos pesados é proibido, o que normalmente acontece em cidades grandes, nas áreas centrais e corredores mais movimentados, quando há regulamentação específica do município. Nesses casos, se não é permitido circular, por consequência, também não se pode estacionar.

70 comentários:

  1. Parabéns pela informação prestada! Muito clara e objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Segundo a lei 1330/2015, fica proibido deixar estacionados em vias públicas do perímetro urbano caminhões, carretas, ônibus, micro ônibus, vans, barcos, gaiolas, tratores e outros similares. ... Veículo estacionado por mais de três dias, depois de aplicada a multa, será guinchado.10 de fev. de 2017

      Verifique o site oficial da prefeitura ou da polícia local.

      Para localizar as principais plataformas, digite a frase “denunciar um condutor infrator” seguida do nome da cidade ou região em um site de buscas. ...
      Em alguns casos, poderá ser necessário enviar a notificação por e-mail.
      Resolução CONTRAN nº 340 de 25/02/2010

      Art. 1º Referendar em sua integridade a Deliberação nº 86, de 25 de novembro de 2009 , do Presidente do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, publicada no DOU, de 26 de novembro de 2009.

      Art. 2º Acrescer os §§ 5º, 6º e 7º ao art. 5º da Resolução CONTRAN Nº 146, de 27 de agosto de 2003 , com a seguinte redação:


      '§ 6º Para fins de cumprimento do estabelecido no parágrafo anterior, os tipos de veículos registrados e licenciados devem estar classificados conforme as duas denominações descritas a seguir:


      II - 'VEÍCULOS PESADOS' correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações.

      § 7º 'VEÍCULO LEVE' tracionando outro veículo equiparase a 'VEÍCULO PESADO' para fins de fiscalização.

      Excluir
  2. Mesmo que o caminhão fique parado muitos dias na frente da residência, numa área residencial?

    ResponderExcluir
  3. Paula, tenho uma grande dúvida: minha rua é bastante estreita e de mão dupla, quase em frente à entrada e saída da garagem do meu prédio, tem uma rua, ou seja, o outro lado da rua é uma esquina. Um dos condôminos do meu prédio para o caminhão bem de frente, já ouvi dizer que parar a menos de 5 metros de uma esquina é proibido. E mesmo quando não está na esquina, parado na frente do prédio, acaba prejudicando a visão para a saída da garagem è possível fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  4. Caminhoneiro é tudo folgado mesmo. Poxa, isto é bom senso, cidadania! Parar em rua com pista dupla um caminhão basculante que ocupa toda uma faixa é falta de respeito. Os carros têm que passar pela contramão! Por isto este país nunca vai pra frente. Devido a falta de educação desse povo (educação de berço e de estudo msm).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria rever seus conceitos. Nem todos caminhoneiros são folgados como vc afirma. São tbem vítimas de nossos políticos mais preocupados em falcatruas e desvios de verba do que em trabalhar em prol do planejamento e investimento necessário pra harmonizar o crescimento urbano. Ainda bem que ainda existem caminhoneiros para que tudo o que precisamos possamos buscar "ali na esquina". Ou como vc acha que chega tudo o que precisamos para nossa sobrevivência, saúde, higiene e lazer tão perto de onde moramos?
      Precisamos entender que o caminhão é um mal necessário e pensar em facilitar o seu trabalho em vez de colocá-los cada vez mais em situações de dificuldade.

      Excluir
    2. É... mas ele o faz de graça? Não. E eu pago e muito bem pelo seu trabalho. Ele que alugue um pátio para guardar seu caminhão. Pois iptu é igual para todos.

      Excluir
    3. Concordo, o bom sendo vale nessas horas,o cara quer estacionarcum caminhão enorme numa rua estreita e atrapalha a saída da garagem dos outros..... absurdo, tem que ser guinchado mesmo.

      Excluir
    4. Concordo, o bom sendo vale nessas horas,o cara quer estacionarcum caminhão enorme numa rua estreita e atrapalha a saída da garagem dos outros..... absurdo, tem que ser guinchado mesmo.

      Excluir
    5. Já tive caminhão, o bom senso em primeiro lugar, estou passando pelo mesmo transtorno mora a 17 anos em uma rua estreita ele para uma carreta enfrente aos fundos da casa do sogro onde construiu sua casa agora quando ele para não consigo tirar meu carro da garagem se eu tiver na rua não entro na minha garagem e aí cadê o bom senso

      Excluir
    6. Já tive caminhão, o bom senso em primeiro lugar, estou passando pelo mesmo transtorno mora a 17 anos em uma rua estreita ele para uma carreta enfrente aos fundos da casa do sogro onde construiu sua casa agora quando ele para não consigo tirar meu carro da garagem se eu tiver na rua não entro na minha garagem e aí cadê o bom senso

      Excluir
    7. Estou com o mesmo problema com um vizinho caminhoneiro,logo cedo quando saio de casa com minha mulher imagino que posso ser surpreendido por algum vagabundo saindo de traz do caminhão,mas vou fazer o seguinte vou comprar um carro velho e ocupar o espaço,se ele pode eu tbm posso .

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. A resposta inicial resta equivocada. Veículos pesados não estão autorizados a estacionar como se veículos comuns.
      De inicio,as guias das ruas não suportam o constante trânsito de veículos pesados.Caminhões deixam rastros de óleo,logo não se admite estacionem em ruas de areia. O CNT e leis ambientais proíbem veículos pesados estacionamento frente a áreas de proteção ambiental. Em geral, caminhões esquentam após 20,40 minutos que ligados. Perturbam, pois, o sono e sossego de muitos,o que proíbe o código penal. Ademais, a fumaça dos caminhões tornam o ar pestilento prejudicando,em muito, saúde de petz e bebês.
      Áreas residenciais pressupõe crianças brincando.Notorio que tráfico de caminhões e estacionamento destes opõem se a prevenção de acidentes.
      Proprietários de caminhões devem manter estacionamento em garagens e pátios próprios, vide Porto de Santos SP
      E a quem defende caminhoneiros, em geral muito folgados e egoístas, lembro ,sempre, que são os caminhoneiros que alimentam a exploração sexual de meninas e mulheres nas beira das estradas. Seres humanos estes da idade de suas filhas e mulheres ,o que repugnasimpatiapela classe.

      Excluir
    11. Kkkkkkkk. Cada absurdo. Tá dando vergonha. E só acabarem com os caminhões no Brasil. Afinal caminhoneiro no Brasil não vale nada mesmo. Afinal,as mercadorias caí do céu mesmo nós comércios. Mais tudo e questão de bom censo. Nada como uma boa conversa pra resolver.

      Excluir
  5. De graça não, caminhoneiro paga ISS ( imposto sobre serviço para a prefeitura que está emplacado), IPVA que é bem caro diga-se de passagem que também ajuda o municipio de sua placa, ANTT para rodar pelas estradas, e o próprio IPTU tendo em vista que ele também é morador. antes de julgar descubra quanto se paga para manter um caminhão. Fora o seguro e o risco que tem de ladrões viverem roubando os pneus e baterias que também custam bem baratinhos. São trabalhadores e pagam impostos como todo mundo e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu esposo é caminhoneiro e passa um sufoco com os vinhos ingratos,mas fazer oq né essas pessoas só querem ver o mal das outras

      Excluir
    2. O meu esposo também é caminheiro é uma classe desvalorizada é os caminheiros que levar alimentação pra todos nós, muitas pessoas falam mal deles mais quem riscar a vida são eles pra trazer a comida na mesas dos Brasileiros

      Excluir
  6. De graça não, caminhoneiro paga ISS ( imposto sobre serviço para a prefeitura que está emplacado), IPVA que é bem caro diga-se de passagem que também ajuda o municipio de sua placa, ANTT para rodar pelas estradas, e o próprio IPTU tendo em vista que ele também é morador. antes de julgar descubra quanto se paga para manter um caminhão. Fora o seguro e o risco que tem de ladrões viverem roubando os pneus e baterias que também custam bem baratinhos. São trabalhadores e pagam impostos como todo mundo e até mais.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Como o colega disse "É... mas ele o faz de graça? Não. E eu pago e muito bem pelo seu trabalho. Ele que alugue um pátio para guardar seu caminhão. Pois iptu é igual para todos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhores, tenho um caminhão, pago todos os meus impostos, tanto do veiculo quanto os da prefeitura, tenho o direito de estacionar meu caminhão na frente de minha casa, na guia alta da calçada, sem ficar na frente de nenhuma saida de garagem, NÃO posso pagar os mesmos impostos e não ter os mesmos direitos, tenho vizinhos que teem automoveis e ao inves de os estacionarem DENTRO DE SUAS GARAGENS, estacionam na frente do portanto, TRANCANDO a passagem dos pedestres, E É O MESMO QUE FAZ CARA FEIA com o meu caminhão estacionado REGULARMENTE na rua!

      Excluir
  9. Bom dia, o meu vizinho liga o seu caminhão todo dia para encher ar na porta do meu apartamento as 05:00, isso faz muito barulho e está me incomodando. Posso tomar alguma providência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ligo o meu caminhão as 05:00 hrs da manhã, para encher o ar, não porque gosto, mas sim porque tenho de acordar cedo para fazer as entregas NA SUA EMPRESA que inicia as 07:00 horas e EXIGE que a mercadoria esteja na porta, caso contrario corta meu serviço, O CORRETO seria criar uma lei para o transito de entregas ser feito das 10:00 as 15:00 hrs, DAI eu não ligaria o meu caminhão as 05:00 hrs da manhã, MAS VC CORRERIA O RISCO DE NÃO TER SEUS PRODUTOS ENTREGUES, POIS RESTRINGINDO HORARIOS DE ENTREGA, FALTARIA CAMINHÃO PARA ENTREGAR!, portanto, eu madrugo para que o pais não pare!

      Excluir
    2. Perturbar o sono e descanso deoutrem é proibido por nosso codigo penal. O Sr pode acionar a policia.
      Permita aconselha-lo a buscar o juizado especial de sua cidade.não necessario nem advogado .o sr deverá acionar o proprietário do veículo pesado paraque lhe pague indenização pela perturbação, prejuízo a saúde pela interrupção do sono e descanso e dano moral advindo de mal estar e palavras grosseiras que lhe foram opostas por tal reclamo.
      A ouvidoria da prefeitura pode ajudar.
      E se o Denatran deu resposta não demonstrando impossibilidade de estacionamento de veículos pesados em ruas sem guias próprias e áreas residenciais bom que se acione ouvidoria do Denatran. Espero ter ajudado.

      Excluir
  10. Todo mundo só sabi reclamar que caminhao faz isso caminhao faz aquilo
    mas se ñ tiver caminhao rodando vcs que reclamao ñ teriao nem o que comer e nem o que vestir porque td depende do caminhao para transportar ,todos reclamam que atrapalha no transito e quando esta estacionado mas ñ sabem a falta que faria se para-sem todos de uma só fez .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mas ninguém está reclamando de caminhão. Assim como motoristas de carro e moto, tem caminhoneiro sem noção de bom senso. Fazer ar as 5 da manhã na janela doa outros e deixar um trambuco estacionado na rua atrapalhando os outros é coisa de caminhoneiro sem noção sim.

      Excluir
    2. Pra mim vale o bom senso. Se aproveitar da falta de lei para tirar a paz e o bem estar das pessoas é falta de hombridade.

      Excluir
  11. Todo mundo só sabi reclamar que caminhao faz isso caminhao faz aquilo
    mas se ñ tiver caminhao rodando vcs que reclamao ñ teriao nem o que comer e nem o que vestir porque td depende do caminhao para transportar ,todos reclamam que atrapalha no transito e quando esta estacionado mas ñ sabem a falta que faria se para-sem todos de uma só fez .

    ResponderExcluir
  12. Eu moro no Rio, em uma rua residencial, estreita e de mão dupla. Estou tendo problemas com um caminhoneiro folgado! Não consigo ir e vir, pois ele estaciona ( durante a semana, pois no fim de semana meu marido está em casa) em frente a minha garagem. Ja chamei guarda de trânsito e não adiantou nada. Deveria sim existir uma lei que me ajudasse, Pois esse mês me custou um poste, falta de luz durante duas semanas, um pai de 90 anos na sala vermelha por problemas cardíacos e um marido quase preso por desacato a autoridade... O caminhoneiro covarde e que gosta de bater em mulher saiu ileso da situação por ter conhecidos dentro da prefeitura.
    Ahhh sim, ele não satisfeito, continua fazendo a mesma coisa. Desovando resto de terra no portão dos outros ( aqui tbm ) acelerando o maldito caminhão todos os dias ( a qualquer hora do dia e noite) entrando acima da velocidade permitida, sem ligar para as crianças a brincar na rua... Ahh, e a busina? ....
    De repende o bom senso, impostos... não funcione com ele!

    ResponderExcluir
  13. Meu problema nem é o trânsito em si; só que convenhamos que ter um caminhão ligado por uma hora em frente a sua porta quando você queria estar dormindo é bem desagradável! Será que o cidadão não tem calçada na frente da casa dele, tem que incomodar os outros? Falta bom senso, respeito e uma boa dose de "Semancol", que é sempre bom.

    ResponderExcluir
  14. Meu problema nem é o trânsito em si; só que convenhamos que ter um caminhão ligado por uma hora em frente a sua porta quando você queria estar dormindo é bem desagradável! Será que o cidadão não tem calçada na frente da casa dele, tem que incomodar os outros? Falta bom senso, respeito e uma boa dose de "Semancol", que é sempre bom.

    ResponderExcluir
  15. e se o caminhão parar enfrente de um ponto de onibus?

    ResponderExcluir
  16. ficar parado emfrente de um ponto de onibus

    ResponderExcluir
  17. Aqui na minha rua é um verdadeiro inferno, ele fica em frente a minha casa e para entrar e sair da garagem é um problema, não posso chegar tarde porque tenho que parar o carro no meio da rua. E quando ele viaja e chega as vezes meu carro está parado o outro lado da rua, ele acha que a rua é só dele e a gente tem de tirar o carro para ele estacionar. Um absurdo isso, as leis deveriam ser mudadas, ou as prefeituras deveriam sinalizar as ruas estreitas com proibido estacionar para esse tipo de veículo.

    ResponderExcluir
  18. Verdade vale o bom senso.
    Mas se você acha que paga caro pelo serviço do caminhoneiro reavalie seu conceito peça nota fiscal e busque saber o porque o valor do produto, pois nos pagamos caro por causa dos impóstos imposto pelo nosso governo e não por causa do frete ,que se é caro também é devido os impóstos pagos que não é pouco.
    Agora uma saída é acabar com os caminhões aí tudo melhora , pois vão ter que trazer o produto de carro e os produtos para a exportação e importação traz tudo de carro. Aí vamos ver para quanto que vai o frete.

    ResponderExcluir
  19. Olá boa boa tarde nosso caso aqui e bem complicado moramos em família em quintal só meu cunhado mora ao lado eu no meio e minha sogra do meu lado aqui temos dois portões um que seria para nós usarmos o outro fica no meio do quintal meu cunhado e muito folgado e prevalecido ele tem um caminhão e entre meio os dois portões cabe o caminhão dele tranquilo ele fez uma rampa em minha casa pra gente entrar com o carro até aí tudo bem só acontece que ele também tem um carro ele deixa o carro dele no meio do quintal dificultando a entrada é saída da gente pela garagem agora essa semana pedimos para que ele tirasse o caminhão para gente coloca pedra na entrada do portão que cabe a nós ele enlouqueceu querendo bater em todo mundo o que ele fez foi ele coloco o caminhão dele trancando o outro portão até aí tudo bem queríamos nosso portão livre mas eu gostaria de saber mesmo ele achando que tem direto sobre o portão ele pode trancar o portão que diz ser dele a lei não que portão e privativo nem o mesmo o dono do portão põe tranca o portão muito obrigada

    ResponderExcluir
  20. Nao eh fácil ter um caminhao, e caminhoneiros nao sao bem pagos como um mané citou acima...vcs tem que se acostumar!

    ResponderExcluir
  21. Assim como dizem q o caminhoneiro tem que ter bom senso, as pessoas tambem devem usar o tal bom senso.

    ResponderExcluir
  22. Um camiao nao é um veiculo normal é um pesado nao é veiculo de lazer e ocupa 2 lugares querem vao para parques proprios

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um vizinho que ele é o filho trabalham com caminhão, ha anos eu peço que não coloquem em meu portão ,pois moro sozinha e o caminhão é grande e tampa toda visão da minha casa ,já tive problemas com o filho dele ,pois quando reclamo e me manda pra tudo quanto é lugar e cheguei até ligar para delegacia ,só que o pai me pediu e garantiu que o mesmo não iria mais continuar fazendo o que sempre fez quando eu reclamava .
    O mais absurdo é que ele bota o caminhão no meu portão deixando o portão dele livre .
    Como posso resolver isso ,já que conversar nunca resolveu pois já falei mais de 50 vezes pra não botar em minha porta e além de tudo isso os ladrões se escondem atrás do caminhão pra assaltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um absurdo! Esse sujeito esta dando a vc o que não quer pra ele. Estou com um problema parecido.

      Excluir
  24. POR FAVOR ME DIGA OS MEUS DIREITOS !!

    ResponderExcluir
  25. Todos esses problemas que vocês citaram acontecem nas cidades por um único motivo: falha na legislação de trânsito dos municípios. Em rua estreita o correto é perminir estacionamento apenas de 1 lado da via e não permitir o estacionamento ou transito de veículos pesados, ou seja, ônibus, tratores e caminhões (exceto em casos que se porte autorização dos órgãos responsáveis para tráfego de caminhões com materiais de construção e etc). Mas isso fica só em sonho mesmo. Do mais, falta é educação e respeito do ser humano. Nem tudo o que é permitido, convém.

    ResponderExcluir
  26. Moro no Plano Piloto - Asa Norte, Brasília/DF.Também passo por esse descaso do DETRAN.Fiz denúncia e não fui atendida, estando o caminhão guincho parado há meses numa esquina, a menos de cinco metros da entrada à direita, obstruindo o trânsito. A resposta do DETRAN É QUE NÃO EXISTE PLACA INDICATIVA de ESTACIONAMENTO PROIBIDO. FALHA da engenharia de trânsito, sendo acobertada por eles meses. Ridículo. Desrespeitoso. Isso é BRASIL sem lei e sem comando.Tudo isso pra evitar dizer um palavrão.

    ResponderExcluir
  27. tem alguma restrição quanto ao tipo de carga

    ResponderExcluir
  28. Ei boa noite. Em frente ao meu trabalho existe uma placa de carga e descarga fixada em um poste. Só q a placa está antes do estabelecimento. Gostaria de saber quantos metros antes de depois é o carga e descarga?

    ResponderExcluir
  29. UM CAMINHAO COM GADO PODE FICAR ESTACIONADO POR DIA EM UMA RUA PUBLICA??IMPOSSIVEL FAZER REFEICAO DEVIDO AO FORTE CHEIRO EXALADO

    ResponderExcluir
  30. o caminhão de lixo fica estacionado em frente a minha casa após o horario de expediente sendo uma via urbana ,o cheiro é horrivel como devo proceder

    ResponderExcluir
  31. Moro em casa de esquina, o qual é um caminho sem saída, meu muro é baixo, tem duas criaturas que sempre estacionam no muro, já não sei mais o que fazer, será que não teria uma lei, a qual eu pudesse me calçar para solicitar que isso não mais ocorresse?

    ResponderExcluir
  32. TIRE MINHA DUVIDA O CAMARADA FICA PRÓXIMO DA ESQUINA CAMINHÃO BAU, TIRA A VISÃO DE OUTROS CARROS PRINCIPALMENTE OS PEQUENOS , O QUE ACONTECE NESSE CASO, PELA LEI O MAIOR TEM QUE DAR PREFERENCIA PARA O MENOR???

    ResponderExcluir
  33. Quem tem caminhão, não faz nada de proposito para prejudicar seus vizinhos. Pelo contrário, talvez seja a única opção que ele tenha até o momento ao estacionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente terei que discordar de vc. Tenho um muro enorme e o dono de um furgão faz questao de estacionar enfrente ao meu portao pequeni, tornando-o um esconderijo para vândalos, até cocô fazem no local!

      Excluir
  34. Boa noite! Na minha opinião o que faz a pessoa tomar partido neste caso é a circunstância do momento.
    Conheço uma pessoa na minha cidade que também era contra o estacionamento de caminhões e ônibus em vias municipais, porém seu esposo ficou desempregado e o primeiro emprego após a demissão foi ser motorista de ônibus. Pergunte agora onde fica a garagem deste ônibus: EM FRENTE À CASA DELE.
    Infelizmente se não há uma lei que proíbe, devemos tomar cuidado com nossos pronunciamentos e opiniões, pois não sabemos se as circunstâncias futuras poderão nos trazer um conflito de opiniões.
    O mais coerente é procurar o legislativo do município e expor a situação.
    Muito bom este fórum, abracos a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sei que faz bom tempo deste comentaria, mais como citado na época ele estacionava na "frente da casa dele", pior se ele estacionasse na frente da casa dos outros. Tempo passa e os problemas vem aumentado relacionado ao transito, mas também tenho um vizinho mala que comprou um caminhão e estacionada na frente da minha residência o mesmo super mal educado acha que pode fazer da estrada de oficina de borracharia e funilaria, ele faz tudo isso menos ir trabalhar fica o dia inteiro incomodando.

      Excluir
  35. Tudo certo, sobre estacionamento, mas aqui ao lado da minha casa, fica diáriamente, um caminhão de lixo, estacionado, causando um grande odor, muito forte de uma carniça, e por esse motivo estou procurando uma solução, pois na prefeitura tem uma secretária de infraestrutura, que pode muito bem, guardar esse caminhão, pois quando chove, além de ter uma grande carniça, escorre uma água podre e com mal cheiro, enfrente ao meu portão, que pode até causar uma doença.

    ResponderExcluir
  36. Então tô querendo mudar pra uma cidade maior,mas o pobrema é como estacionar um caminhão com 19.80 de comprimento,já procurei estacionamento e não acho ,nós posto não dá ,motivo roubo .iai

    ResponderExcluir
  37. Estou com problemas sério por conta de um caminhoneiro!!! Pois moro sozinha e a visibilidade por conta do caminhão desse cidadão tem me prejudicado muito!!! Ele tem dois caminhão e não coloca na frente de sua casa!!! E nem coloca em posto!!! Fico em risco de ser assaltada!!! Inclusive já tentaram arrombar meu portão!!!Daí fui falar com o mesmo fui maltratada!!! Se acha o dono da razão!!! Enfim deveria ter uma lei dada para estacionamento de carros desse porte!!! Pois tem dado muitos problemas em residência!!! Depois que ocorrer algo ninguém irá fazer nada nem o próprio caminhoneiro!!!

    ResponderExcluir
  38. Pois é, em 2020 já ouvimos falar sobre o aumento das ferrovias para maior circulação de trem, menos caminhões nas ruas e mais entregas por trem. O Brasil é atrasado em relação à isso, exaltam os os caminhões e excluímos as ferrovias. Não pode. Existe esperança. Esses caminhoneiros podem fazer viagens menores pois o trem vai trazer até o estado. É um sonho, sei mas,parece que o governo está investindo. Não existe justificativas suficiente para deixar caminhão estacionado em frente à casa ou ligado fazendo barulho. Tem que pensar nos outros né gente. Mas também onde deixar um caminhão estacionado, sem encomodar e sem gastar? Situação muito ruim. Sem falar que não se viaja mais de carro sem pegar alguns caminhões pela frente, deixando a viagem desagradável e lenta. Mas quem vai fazer nossas entregas? Se o governo realmente aumentar a circulação de trem no Brasil acredito que isso diminua e muito os caminhões trancando bairros, cidades e estradas. Claro,essa profissão não pode se extinguir, precisamos dos caminhoneiros mas, na porta de casa as 5:00 da manhã não né. Nada a ver o vizinho sofrer pq as entregas devem ser feitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postos de Gasolina permitem estacionamento de caminhões de modo gratuito. Cidades como Santos,Cubatão,em SP,tem legislações municipais q criaram bolsões de estacionamento gratuito para caminhões.

      Excluir
  39. Vendo açaí e do lado tem uma distribuidora, quando eles recebem mercadoria o caminhao fecha toda a minha frente e fica o dia inteiro até entrar pela parte da tarde fechando toda a visibilidade. Quais os meus direitos? Para mim não tem problema descarregar suas mercadorias mas creio que deveriam vê o tempo que ficam

    ResponderExcluir

  40. Segundo a lei 1330/2015, fica proibido deixar estacionados em vias públicas do perímetro urbano caminhões, carretas, ônibus, micro ônibus, vans, barcos, gaiolas, tratores e outros similares. ... Veículo estacionado por mais de três dias, depois de aplicada a multa, será guinchado.10 de fev. de 2017

    Verifique o site oficial da prefeitura ou da polícia local.

    Para localizar as principais plataformas, digite a frase “denunciar um condutor infrator” seguida do nome da cidade ou região em um site de buscas. ...
    Em alguns casos, poderá ser necessário enviar a notificação por e-mail.
    Resolução CONTRAN nº 340 de 25/02/2010

    Art. 1º Referendar em sua integridade a Deliberação nº 86, de 25 de novembro de 2009 , do Presidente do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, publicada no DOU, de 26 de novembro de 2009.

    Art. 2º Acrescer os §§ 5º, 6º e 7º ao art. 5º da Resolução CONTRAN Nº 146, de 27 de agosto de 2003 , com a seguinte redação:


    '§ 6º Para fins de cumprimento do estabelecido no parágrafo anterior, os tipos de veículos registrados e licenciados devem estar classificados conforme as duas denominações descritas a seguir:


    II - 'VEÍCULOS PESADOS' correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações.

    § 7º 'VEÍCULO LEVE' tracionando outro veículo equiparase a 'VEÍCULO PESADO' para fins de fiscalização.

    ResponderExcluir
  41. Meu vizinho guarda seu o ônibus no quintal que faz fundo da minha casa, e está tendo empacto com o peso do ônibus as paredes rachando, gesso caindo e sem contar que fica mais de horas com o motor ligado com um cheiro terrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo. Ligue para prefeitura de sua cidade,setor de fiscalização e ambiente. Notório que o proprietário do ônibus não deve recolher iss dos serviços que presta com ônibus.Tampouco pode causar danos inconsequente entre e se arvorar de tornar o ar pestilento. Fotografe,filme, tanto ônibus estacionado,como trincas que advieram em seu imóvel,rua, em virtude da acao e irresponsabilidade de seu vizinho. Faça boletim de ocorrência, levando fotos, pelo crime de dano. De posse das denúncias feitas na prefeitura,(exija número de protocolo.se fizer por escrito reclamos melhor), boletim de ocorrência, providencie,concomitantemente, laudo de engenheiro sobre abalos no imóvel.Faça três orçamentos de material e tres de mão de obra por escrito para fim de repor seu patrimônio em estado anterior e dirija-se ao juizado especial,no fórum de sua cidade. Sua ação é ganha,mas, para tanto necessita trazer provas inequívocas à seu favor. Boa sorte.

      Excluir
    2. Para exercício de borracha ria,funilaria,importante que sejam pagos impostos para manutenção de tais negócios no local. A prefeitura de cada cidade conta com setor de fiscalização, que deve ser acionado até mesmo por telefone para fiscalizar as atividades a que o Sr. Faz menção.
      Quanto a estacionamento de caminhões em perímetro urbano,áreas residenciais,vias sem guias próprias para tais estacionamentos,evidente a vedação de lei. Além do Código Nacional de Trânsito, normas do Denatran proibirem estacionamento de veículos pesados em vias públicas, no geral os municípios têm muito detalhamento em normas municipais não só quanto a estacionamento como circulação de tais veículos.
      No que concerne ao barulho,desrespeito e desassossego,o senhor deve acionar a polícia ou dirigir se ao fórum,setor juizado especial,para ação de obrigação de não fazer,com multas diárias por descumprir ordem legal que acate pedido para impedir tormento que rompe seu sossego e descanso.
      Quanto a falta de civilidade do indivíduo,que o Sr reporta,não se pode exigir de gente ordinária e caravana muita grandeza. Recorde,sempre,que são os motoristas de caminhão indivíduos que alimentam exploração sexual de menores nas beiras de estrada do país. O que se pode esperar de tais pessoas? Estão abaixo da linha civilizatoria. Bia sorte

      Excluir
  42. Moro atrás de um colégio, minha casa tem a janela na rua, tem um senhor que deixa o caminhão estacionado , ao lado oposto, em frente a minha casa, além de atrapalhar para entrar e sair com o carro, o motorista liga o caminhão para funcionar o caminhão as 5:00 da manhã... Meu marido roda turno no serviço, tem dias que chega às 1:30 2:00 da manhã, e esse senhor funciona o caminhão as 5:00, e detalhe, ele mora a um quarteirão a frente... Teria como tentar resolver esse problema? Sem ser próximo a casa dele, ele poderia deixar o caminhão nesse local??
    Obrigada.

    ResponderExcluir