quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Recalls: assunto sério

Fungindo um pouco das leis, mas sem sair delas, a partir de agora tentarei publicar todos os recalls (ou campanhas de serviço) ligados a veículos e em andamento no Brasil.

Começo hoje com a mais recente, e também motivo de polêmica, troca de óleo dos motores VHT 1.0 dos modelos VW Novo Gol, Voyage e Fox (vejam detalhes ao lado).

A ideia é, aos poucos, inserir todo um banco de dados, que vem sendo construído há anos, e que poderá servir como forma de consulta a quem por ventura não tenha sido avisado do reparo pelo qual passou (ou está passando) seu veículo.

Lembrando que o recall é uma convocação feita a consumidores de um determinado produto em que foi constatado defeito, normalmente que compromete a segurança. No que diz respeito a veículos, de modo geral, as montadoras costumam, além de fazer anúncios nos principais veículos de comunicação do país, enviar cartas aos proprietários, chamando para compareceram a uma concessionária, levando o carro para o reparo (que obviamente é gratuito!). Em muitos casos, a montadora não assume a necessidade do recall propriamente dito e realiza as chamadas campanhas de serviço (como fez a VW esta semana). Mas, na prática, não há muitas diferenças.

2 comentários:

  1. Boa iniciativa paula!
    Quanto a VW, é lastimável o que ele vem fazendo com seus consumidores... Além desse problema no motor, são 4 os recalls para a linha Gol.
    Ela ainda não caiu na real, vender muito não quer dizer que o produto é o melhor... no caso do Gol G5 ele vem deixando a desejar... e muito

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Rafael, e o pior é que isso não é "prerrogativa" da VW... Infelizmente, são casos e mais casos que vimos e de diversas montadoras. E muitas vezes é até pior, porque nem existe a iniciativa de se fazer uma campanha de serviço como esta.
    O respeito com o consumidor ainda é artigo raro...

    ResponderExcluir